terça-feira, 31 de julho de 2012

PORQUE ELE, E NÃO EU ????



Alguns anos atrás, houve um desfile com os motoristas por ocasião do dia vinte e cinco de julho ser o dia deles. Uma festa muito bonita, tudo filmado. Praticamente o dia todo. Na ocasião, um dos motoristas levou um garoto de oito anos de companhia, para apreciar e participar do evento, o garoto ficou muito feliz em ser convidado, saiu nas filmagens e nas brincadeiras. 

Quando a fita de VHS ficou pronta (naquela época era o que tinha de mais moderno, e custou caro a cópia) ele tinha o maior prazer em se ver e mostrar aos seus coleguinhas que tinha ido. Certa noite, um amigo dele, da mesma idade veio até a sua casa e ele correu a mostrar novamente. O menino assistia de cara fechada. 
Quando acabou a filmagem, em um momento de descuido dos mais velhos, sem ninguém perceber, o coleguinha cortou a fita, estragando-a completamente por ciúmes, inveja e raiva por não ter ido na festa também. Foi uma situação complicada, houve brigas e uma nova cópia teve que ser gravada. 
Então vi que todo trabalho e toda destreza em obras provêm da inveja do homem contra o seu próximo. Eclesiastes 4:4. 

O ciúme é a cobiça das coisas dos outros, e a inveja sempre vem acompanhada de rancor. O coleguinha do menino ficou demasiadamente irritado por sentir que o seu amigo tinha participado de algo que ele queria muito e estragou a fita. 

Porque onde há inveja e espírito faccioso aí há perturbação e toda a obra perversa. Tiago 3:16. 

Podemos aprender que pensamento errado produz uma vida errada. Quando temos pensamentos de inveja ou de ciúme, nossas vidas passam a ser caracterizadas por confusão, desordem e falta de valor. Nenhuma boa obra pode resultar de um espírito maldoso ou invejoso. O ciúme e a inveja levaram os irmãos de José a querê-lo morto, geraram a rebelião de Coré, levaram Caim a matar Abel, o Sinédrio a matar Jesus e aprisionar os apóstolos. 
Em alguns momentos, nós também podemos passar por situações de inveja, ciúmes e rancor. Porque ele, e não eu? Mas não podemos deixar que essas sementes cresçam e multipliquem. Como cristãos, precisamos ter em nossos corações o sentimento de paz. 
Se vivemos no Espírito, andemos também no Espírito. Não nos deixemos possuir de vanglória, provocando uns aos outros, tendo inveja uns dos outros. Gálatas 5:25,26. 

Como filhos de Deus, nós temos que gerar atitudes de benções. 
Alegrai-vos com os que se alegram e chorai com os que choram. Tende o mesmo sentimento uns para com os outros; em lugar de serdes orgulhosos condescendei com o que é humilde; não sejais sábios aos vossos próprios olhos. Romanos 12:15-16. 

Seria muito mais bonito que o coleguinha tivesse ficado feliz pelo passeio do amigo, não teria causado tanto estrago. 
Finalmente, sede todos de igual ânimo, compadecidos, fraternalmente amigos, misericordiosos, humildes, não pagando mal por mal ou injúria por injúria; antes, pelo contrário, bendizendo. 1º Pedro 3:8-9. 

Que possamos semear e colher frutos de amizade, amor, compreensão e paz. 

Ora, é em paz que se semeia o fruto da justiça, para os que promovem a paz. Tiago 3:18.


Valéria Belotti

Nenhum comentário:

Postar um comentário