quinta-feira, 15 de março de 2012

OPORTUNIDADE





Qualidade de oportuno. Ocasião favorável, ensejo; conveniência.

Observe as frases de alguns pensadores sobre a oportunidade:

1.
“A vida é uma sucessão contínua de oportunidades.” (Gabriel García Marquez, 1928, escritor colombiano).

2. “O homem deve criar as oportunidades e não somente encontrá-las.” (Francis Bacon, 1561-1626, filósofo inglês, um estadista, e ensaísta).

3.
“Um homem esperto cria mais oportunidades do que encontra.” (Francis Bacon).

4. “As oportunidades multiplicam-se à medida que são agarradas.” (Sun Tzu. Sun Zi, General chinês e Autor do livro A Arte da Guerra).

5.
“Pequenas oportunidades são muitas vezes o começo de grandes empreendimentos” (Demóstenes, 384 a.C. - 322 a.C., foi um proeminente orador e político grego, de Atenas).

6. “Nenhum grande homem se queixa de falta de oportunidades" (Ralph Emerson, 1803, foi um famoso escritor, filósofo e poeta dos Estados Unidos da América).


O que a Bíblia diz sobre a oportunidade? O que posso afirmar é que Deus concede a todos os seres humanos diversas oportunidades. Oportunidade para salvar-se da condenação eterna, de libertação, de prosperidade e para todas as outras áreas da vida humana, inclusive a financeira. O homem só precisa agarrá-las pela fé em Jesus Cristo a verdadeira porta para o sucesso (Jo 10.9).

Como exemplo bíblico de oportunidade criada, citarei o caso de José no Egito:

Ao ser comprado como escravo por Potifar no Egito aproveitou a oportunidade para servir bem, (Gn 39.1-7).

Mesmo sendo preso injustamente, aproveitou a oportunidade para testemunhar o seu bom caráter e a sua boa conduta e se destacou, (Gn 39.20-23; Mt 7.20). Sua comunhão com Deus fez com que ele interpretasse os sonhos de dois prisioneiros que serviam a Faraó, e foi aí que ele aproveitou uma das maiores oportunidades da sua vida (Gn 40.9-15).

Agarrou a oportunidade concedida pelo próprio Faraó (Gn 41.1-14,37-46)

Observe que José em meio as dificuldades criou oportunidades colocando em ação os talentos naturais e espirituais para vencer e alcançar o que Deus havia preparado para ele e toda a sua família. Portanto, faça o mesmo, crie e aproveite as oportunidades:
“Portai-vos com sabedoria para com os que são de fora; aproveitai as oportunidades.” Paulo, o Apostolo em Colossenses 4.5.

Em Cristo.

Pastor Luiz Fernando dos Santos
lljsantos@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário