segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Uma tolice



Saul fora coroado rei havia pouco tempo e já tinha um exécito gigantesco de filisteus para encarar. Ele convocou o povo todo, mas nem todo mundo atendeu. Os que atenderam eram menos de 10% do número de filisteus e terrivelmente menos preparados que os filisteus. Suas armas eram relhas e foices, ao passo que os filisteus tinham carros, cavalos, espadas e escudos. Para piorar, Samuel havia prometido aparecer e nada. Estava atrasdo e seu exército que já era minguado diminuia a cada dia.

Naquela situação aflitiva, Saul tomou uma péssima decisão: mandou trazerem animais e fez, ele mesmo, um sacrifício. Ele não era sacerdote, não tinha esse direito. Então Samuel aparece e pergunta por que ele fez aquela loucura e Saul respondeu contando a situação em que se encontrava e que ficou angustiado porque ainda não tinha apaziguado a Deus, ou buscado o favor de Deus.

- O que você fez foi uma tolice - vaticinou Samuel energicamente. Uma tolice.

Saul havia sido escolhido para ser rei. Ele deveria saber o que é graça. Ele não tinha nada que o tornasse mais apto ao cargo. Era filho de uma casa insignificante da menor das tribos de Israel. Mesmo assim ele foi escolhido desse jeito, sem haver feito nada de muito notório para merecer a distinção. Pessoas atingidas pela graça jamais deveriam imaginar que precisam fazer algo para apaziguar a Deus ou para atrair Seu favor. Ele já foi dado. Já foi provado, com o sangue de Jesus. Querer convencer Deus a favorecê-lo é uma tolice, uma tolice trágica porque Saul ali perdeu seu status.

Você foi atingido pela graça. Pode não ser nenhum rei, mas Deus o escolheu quando você não merecia ser escolhido, mas esquecido. Então, como diz Yancey, não há nada que você possa fazer para Deus amá-lo mais. Não há nada que você possa fazer para Deus amá-lo menos.

Se as coisas vão mal (para mim, por exemplo, algumas coisas vão muito mal agora, estou pregando para mim mesmo, primeiro), não é hora de comprar o favor de Deus. É hora de confiar no Deus que já ama.

Nenhum comentário:

Postar um comentário